Páginas

sábado, 23 de agosto de 2008

RECICLAGEM


A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando. Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).
Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco). Na natureza nada se perde. Seres vivos chamados decompositores "comem" material sem vida ou em decomposição. Eles dividem a matéria para que ela possa ser reciclada e usada de novo. Esse é o chamado material biodegradável. Quando um animal morre, ele é reciclado pela natureza. Quando um material é dividido em pequenas peças, as bactérias e fungos, os mais importantes decompositores, já podem trabalhar.

Obs.: O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

A reciclagem traz os seguintes benefícios:
* Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.

* Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.

* Prolonga a vida útil de aterros sanitários.

* Melhora a produção de compostos orgânicos.

* Gera empregos para a população não qualificada.

* Gera receita com a comercialização dos recicláveis.

* Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.

* Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.

7 comentários:

Anônimo disse...

É muito bom ver este assunto ser discutido, pois tenho dificuldade ao fazer a seleção do lixo em casa já que não existe uma coleta seletiva do lixo. Que tal levantarmos esta discussão com os colegas para que façamos uma campanha pela coleta seletiva do lixo?

Geografia na web disse...

Este blog tá massa...

catia disse...

Amei seu blog,muito importante que esse trabalho seja divulgado,precisamos acordar e reagir,pq senão estaremos em uma situação complicada em um fururo próximo.Amo vc prima. Bjão

Thanya disse...

Celinha, adorei seu Blog, pode inserir também atividades (WQ)e pedi para eles visitarem para desenvolver o trabalho. Outra sugestão postar o vídeo "Ilha das Flores" ( antigo, mas ao mesmo tempo atualíssimo, é hipertextual)
Bjs querida, parabéns e sucesso!!!!
Thanya

Blog de Ciências disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog de Ciências disse...

Célia seu blog tá muito bom um dia o meu fica bom assim, estou aprendendo. Sim pode usar o link. Bjs

Geraldo Brito / Dado disse...

Informações importantes e relevantes!