Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.

A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.

Depois de ler esse texto, dê a sua definição de Educação Ambiental .

2 comentários:

a disse...

1-)O Ambiente pode e deve seguir uma perspectiva geográfica para análises do ponto de vista de categoria metodológica.

2-)As análises sobre o Meio Ambiente sob o olhar educacional vem principalmente permitir, criar e compreender orientações e ações benéficas das sociedades sobre planeta.

Evandro R. Souza disse...

É realmente muito importante que professores tenham essa preocupação com o meio ambiente, quando falo professor, não esotu me referindo só aos professores de geografia e biologia como temos visto atualmente, mas todos os professores de todos as áreas do conhecimento, pois é imprescindível que essa preocupação sejaa difundida para a sociedade e assim garantirmos qualidade de vida para a nossa e para as futuras gerações.