Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Para que serve e como se produz o canto das cigarras?





















Dizem que as cigarras cantam até morrer, mas isso não é verdade. A cantoria é, na realidade, exclusividade dos machos, com o objetivo descarado de atrair as fêmeas para o acasalamento. Tanto que o próprio ato da cantoria já faz com que o órgão sexual do bicho se projete para fora do corpo, prontinho para receber a parceira.
Antes desse clímax romântico, a cigarra passa a maior parte do ano quietinha no solo, alimentando-se da seiva das raízes das plantas. Só quando o clima esquenta e começam a cair as primeiras chuvas de verão, é que ela sai de seu esconderijo debaixo da terra, em busca de uma namorada.
Além de chamar as fêmeas para o ato de reprodução, o canto também serve para a identificação das espécies de cigarra. Há milhares delas e cada uma emite um som diferente, afirma a especialista Nilza M. Martinelli, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade do Estado de São Paulo, em Jaboticabal.

A cigarra macho possui, na parte inferior do abdome, o chamado órgão cimbálico. Ele é feito de músculos que, quando se contraem, fazem vibrar uma bolsa de ar. Assim é produzido o canto característico do inseto. As fêmeas também têm órgãos cimbálicos, mas são atrofiados, incapazes de emitir som.

Célia da Paz

Nenhum comentário: