Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Dia Mundial da Água: 22 de março

O direito à água é um direito básico de todo cidadão. O problema é que o valor da tarifa pode limitar o acesso de todos a esse bem essencial. Por outro lado, o Brasil registra elevado desperdício de água. Além das perdas no caminho entre as estações de tratamento e o consumidor, o desperdício também é grande nas nossas residências, envolvendo, por exemplo, o tempo necessário para tomarmos banho, a lavagem da louça com água corrente, o uso da mangueira como vassoura na limpeza de calçadas etc.
Por esse motivo devemos começar desde cedo a instruir sensibilizando nossas crianças e as pessoas com que convivemos, mostrando que a água é um bem que pode acabar e deixar de ser renovável. Devemos buscar maneiras de limparmos nossos esgotos, cuidarmos da nossa água no geral, em qualquer situação ou lado em que nos encontramos, buscando os governantes e programas do governo que facilitem essa realização. Nos dias atuais não dependemos apenas das políticas públicas, mas existem outras opções como: ONGs, associações, cooperativas entre outras que podem nos ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Célia da Paz

Um comentário:

Evandro disse...

Precisamos mesmo sensibilizar as pessoas para a necessidade do consumo sustentável da água, esse tema não deve ser tratado apenas por ocasião do dia mundial da água, mas ser proposta de trabalho contidianamente nas salas de aula, fazer parte permanente dos planejamentos de aulas, até mesmo porque a água pode ser tratada em vários componentes curriculares, principalmente nos componentes do Ensino Fundamental.
Parabéns pela iniciativa.