Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

FELIZ 2010


Tempo


Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui para adiante vai ser diferente…


…Para você,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.


Para você,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.


Para você neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que sua família esteja mais unida,
Que sua vida seja mais bem vivida.


Gostaria de lhe desejar tantas coisas.
Mas nada seria suficiente…


Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto,
ao rumo da sua FELICIDADE!!!


Carlos Drummond de Andrade

Faço minhas as palavras sábias desse grande poeta, um Feliz Ano Novo á todos e obrigada por se fazerem presentes nesse ano que se vai que se foi,

abraços sinceros,

Célia da Paz

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Ilhéus sedia encontro regional da Rede Sul da Bahia









A Rede Sul da Bahia promoveu, no dia 18 de Dezembro, na Casa dos Artistas em Ilhéus, um encontro de avaliação dos trabalhos desenvolvidos em 2009, definindo também as estratégias para 2010. Cerca de 20 ONG´s, grupos de apoio e entidades solidárias participaram do evento. O Encontro da Rede foi um momento onde os parceiros tiveram a oportunidade de compartilhar informações e noticias, se articular, discutir e deliberar questões de interesse comum. Presentes, cidadãos envolvidos em políticas públicas de saúde, educação, meio ambiente, desenvolvimento local sustentável e de orçamento transparente e participativo.
No primeiro momento, o representante da ONG Conservação Internacional, Guilherme Dutra, falou sobre a participação vitoriosa da Coalizão Abrolhos, no extremo Sul da Bahia, em parceria com o Ministério Público, que conseguiu paralisar o processo de licenciamento das atividades de carcinicultura no município de Caravelas, em 2007. Um resultado que fez com que a população repensasse seu papel na sociedade. “A suspensão da licença de carcinicultura, que afetaria o ecosistema da região, foi o início para que as pessoas começassem a pensar coletivamente e descobrissem que podem escolher que tipo de desenvolvimento querem para região. É um pouco o que estamos discutindo aqui hoje com o Porto Sul”, disse Dutra.

. A criação da REDECOM, Rede das Comunidades do Litoral Norte, também foi apontada como exemplo positivo quando as pessoas se reúnem para gerir mais oportunidades e maior inclusão entre os integrantes. “ A Rede nasceu para fortalecer as comunidades que integram a região norte de Ilhéus. Hoje estamos colocando em pauta temas como policiamento, falta de água, rede de esgoto e telefonia fixa”, disse Bárbara Vasconcelos, uma das integrantes da REDECOM e da Rede Sul da Bahia Justa e Sustentável, moradora de Serra Grande, Uruçuca.
O encontro serviu também para que os participantes da Rede pudessem sugerir ideias para 2010 e, assim, estabelecer ações, políticas públicas, projetos e programas voltados para o desenvolvimento humano, social, econômico, cultural e ambiental da região. Com uma comissão de trabalho, a rede planejará em oficina, no mês de fevereiro, a agenda e atividades para os próximos 12 meses. A Rede Sul da Bahia foi criada em Outubro deste ano e já tem cerca de 140 membros. A rede visa potencializar o desenvolvimento de forma justa e sustentável em diferentes territórios urbanos e rurais, promovendo maior equidade social, a qualidade de vida e efetivação dos direitos de cidadania.


foto: Rede Sul da Bahia

Por Patricia Pacheco

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

III Conferência Estadual de Cultura fotos

































III Conferência Estadual de Cultura










As plenárias aconteceram a partir do segundo dia do evento e tiveram grande proveito, pois através dos debates essas sugestões serão incorporadas na minuta da Lei Orgânica e após ser analisada pelo poder jurídico do estado, será enviada ao legislativo nacional para a transformação em Projeto de Lei e sua conseqüente aprovação.
Este evento contou com a presença de 1.566 pessoas. No final da conferencia tivemos a leitura da carta de Ilhéus, um documento com todas as propostas do evento, que você pode conferir no Blog da III conferência Estadual de Cultura.
Essas são algumas fotos da conferência a fonte foi o jornal Tribuna Estudantil.

III Conferência Estadual de Cultura




A conferência aconteceu nos dias 26, 27, 28 e 29 de novembro em Ilhéus, este contou com as presenças de várias personalidades como: o Governador Jacques Vagner, o Secretário de Cultura Márcio, o prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana, seu irmão Leildo Santana e Ginaldo Freire (Bobó), vários atores e pessoas envolvidas com a cultura em geral. Tivemos um momento de tensão na plenária com a presença de Agricultores e Comunidade Indígena na busca de soluções conflitantes na região sul da Bahia que culminou com a retirada “estratégica” e inexplicável dos Agricultores, permitindo o bom andamento dos trabalhos.
Tivemos várias apresentações entre elas o Balé do Teatro Castro Alves, com dois espetáculos. Áfricas e Isadora; Apresentação da Orquestra Juvenil da Bahia; uma tenda cultural onde o ator e poeta José Delmo se apresentou e nesta tinha um telão onde aparecia o nome das cidades e as pessoas que estavam presentes no evento; caminhada cultural com o Bloco Afro Dilazenze; exposições no Teatro Municipal de Ilhéos e na Casa dos Artistas.